Secretário de Obras informa a comunidade sobre situação pós-chuvarada
O secretário de Obras de Barros Cassal, Ivonir Ortiz, mais conhecido como Biro-Biro, esteve a pouco na redação do Jornal Serrano para falar da situação que se encontram as estradas e pontilhões do município.
Desde a quarta-feira, 28 de maio de 2025, o secretário está visitando as localidades para fazer um levantamento da real situação que se encontram as vias gerais do município. Ele iniciou falando que muitos dos trabalhos realizados nestes últimos meses foram desfeitos pela intensa chuvarada, mas agradece por muitas localidades que tiveram as vias mantidas, pelo bom trabalho da equipe de Obras.
As localidades mais prejudicadas foram Cerro Grande, Chico Ruivo, Barra do Brás, Linha Fogo e Vila Nova. A maioria dos pontilhões tiveram as cabeceiras levadas pelas águas. Sendo que, o mais atingido foi o pontilhão de Cerro Grande (Marcelino) que ficou totalmente destruído, o qual foi construído com a última verba da Defesa Civil. “Nesta ultima verba enviada pela Defesa Civil foram construídos 14 pontilhões, destes, somente um não resistiu ao mau tempo, pelo qual, a Administração Municipal havia notificado a empresa. Lembro que quando assumi a secretaria, em 05 de fevereiro de 2025, todos os pontilhões estavam em fase de finalização”, ressaltou Biro.
O pontilhão em questão, ou seja, de Linha Marcelino, estava sendo construído, quando, em janeiro deste ano, a Administração Municipal com seus engenheiros, visitaram o local e perceberam algumas irregularidades, sendo a empresa notificada no dia 29 de janeiro de 2025, pedindo para ajustar os problemas apontados. E por isso, a empresa terá que reconstruir o pontilhão.
-----------------------------------------
Veja a seguir algumas recomendações feitas pela Administração Municipal a empresa executora:
01 - A obra de fundação está sendo executada em período de bastante umidade, podendo ser muito prejudicial a sua integridade, sendo necessário aguardar condições climáticas para garantir a qualidade da fundação.
02 – As vigas de execução necessitarão de reforços em sua estrutura frontal e lateral, devido às condições do local.
03 – O material entre os tubos deverá ser compostos por camadas de 20 centímetros de material granular, além de vários reforços nestas vigas.
04 – as vigas de amarração e as lajes de concreto devem atender as especificações que tangem quanto à espessura e o material.
--------------------------------------------
Quais as ações prioritárias?
O secretário pede a compreensão dos munícipes e explica que a prioridade agora são as cabeceiras dos pontilhões, pois tem localidades ilhadas, nas quais idosos e pessoas doentes estão vulneráveis e alunos sem transporte escolar.
Biro-Biro agradece ao prefeito Joviano por estar dando todo suporte necessário na reconstrução das vias.
“Vamos trabalhar direto no final de semana, para darmos conta da demanda o mais breve possível. Peço as pessoas que entrem em contato, caso tiverem problemas para transitar devido destruição de pontilhões e estrada”, finalizou o secretário deixando o seguinte contato para emergências: 5499553503. Ele avisa ainda, que às vezes pode demorar a responder, por estar meio que direto acompanhando os trabalhos no interior, e nem todos os locais tem sinal telefônico. Podem também se dirigir até a Secretaria de Obras, onde a secretária anotará os pedidos de cada um.
Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.
Carregando...
Comentários (0)