• 18 de Agosto de de 2025
  • 02:07
  • 29.C
Image cover

5ª Conferência Municipal de Assistência Social celebra 20 anos do SUAS com compromisso coletivo e reforço à rede de proteção

5ª Conferência Municipal de Assistência Social celebra 20 anos do SUAS com compromisso coletivo e reforço à rede de proteção

5ª Conferência Municipal de Assistência Social celebra 20 anos do SUAS com compromisso coletivo e reforço à rede de proteção
O município realizou, na quarta-feira, 28 de maio, a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social em Barros Cassal, reunindo trabalhadores do setor, usuários, representantes de entidades da sociedade civil, autoridades e comunidade em geral. O encontro ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com início às 13h30.Onde a reunião começou com uma pequena apresentação do pessoal que faz aula de violão no Crás.
Com o tema central '20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência', a conferência teve como objetivo avaliar os avanços e os desafios da assistência social no município e propor novas estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A conferência teve como palestrante principal a especialista Mara Terezinha Proença Drehmer, que destacou os marcos históricos do SUAS e a importância da atuação conjunta entre poder público e sociedade civil para garantir os direitos soco assistenciais.
Autoridades destacam união e compromisso com a política pública da Assistência Social.
Aline dos Santos, secretária da Assistência Social do Município, agradeceu a presença de todos e destacou o valor do trabalho coletivo: “O SUAS é uma junção de várias mãos dadas. A assistência social não é um favor, é um direito. Trabalhamos com coração e razão para cuidar das pessoas".
O prefeito Joviano Zago também participou da conferência e ressaltou o compromisso da administração com o fortalecimento da rede de proteção social: “Vejo em vocês uma equipe unida, que faz com que os projetos saiam do papel. Estamos diariamente buscando recursos e soluções para garantir que esse trabalho continue acontecendo com qualidade".
A Coordenadora do Crás, Suelen Jandrey, também da pasta da assistência social, reforçou a importância da escuta coletiva: “A conferência é o espaço onde a comunidade propõe e participa da construção de soluções para o nosso município. É um momento de diálogo e ação".
Eixos temáticos e propostas
Durante a conferência, os participantes se dividiram em grupos para debater os cinco eixos temáticos propostos nacionalmente: Acesso universal com equidade e respeito à diversidade; aperfeiçoamento e valorização da gestão do SUAS; integração entre benefícios e serviços; gestão democrática e comunicação transparente e sustentabilidade financeira e financiamento com equidade.
As propostas formuladas durante os debates serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.
Encerramento
O evento foi marcado por falas emocionadas, reflexões importantes e propostas concretas para o fortalecimento da política de assistência social no município. A 5ª Conferência reafirma o compromisso local com a dignidade, inclusão e justiça social, celebrando duas décadas de avanços com os olhos voltados para o futuro.

Sofia

 

Sofia

Comentários (0)

Deixe um Comentário

Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.

Loading

Carregando...