Saúde de Barros Cassal define ações com o Hospital Frei Clemente visando melhoras no atendimento e anuncia novo ginecologista
Na quarta-feira, 23 de julho de 2025, o secretário adjunto da Saúde de Barros Cassal, Alexandre Silveira, esteve reunido com a direção do Hospital Frei Clemente, em Soledade, para tratar de demandas referentes ao atendimento de pacientes do município.
Durante o encontro, foram discutidas questões como a qualidade do atendimento no PA - Pronto Atendimento, através de relatos de munícipes, que citam demora para atender, filas e insatisfação com a conduta de alguns profissionais.
O hospital se comprometeu em tomar providências, inclusive substituindo médicos quando necessário. Alexandre destacou que, a partir da reunião, ficou definido que casos relacionados à enfermagem devem ser direcionados à profissional responsável Débora, e questões clínicas ao Dr. Getúlio.
Um dos principais aprendizados destacados pelo secretário foi a abertura da direção hospitalar ao diálogo e a disposição em acolher as críticas de forma construtiva. “Eles não estavam cientes de muitos problemas que foram apontados. A nossa visita foi justamente para isso: buscar soluções e não apenas criticar. Afinal, o município repassa cerca de R$ 58 mil por mês ao hospital para que a população tenha um atendimento adequado e humano”, enfatizou.
Alexandre também aproveitou a oportunidade para reforçar que as transferências de pacientes para UTIs - Unidades de Terapia Intensiva não são responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Saúde, mas sim do sistema de regulação estadual. “Às vezes a população pensa que é má vontade nossa, mas infelizmente estamos de mãos atadas, pois tudo é feito por sistema e depende da vaga em outros hospitais”, explicou.
Novo ginecologista para o município
A Secretária de Saúde Sônia Zago também anunciou a chegada do ginecologista Dr. Gabriel Bigolin, que atuará em Barros Cassal por meio de convênio com o COMAJA - Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. A contratação, por meio desse convênio, dispensa processo licitatório e permite uma atuação mais ágil.
O médico atenderá todas as segundas-feiras, no turno da manhã, e as consultas devem ser agendadas via encaminhamento pelo médico do ESF - Estratégia Saúde da Família, priorizando casos como gestantes, pacientes com suspeita de câncer e outras situações urgentes. “É importante que o atendimento passe pelo ESF, pois isso contribui para melhorar os nossos índices de atenção básica, o que reflete diretamente na qualidade e nos recursos da saúde do município”, explicou a secretária.
Mensagem à comunidade
No final da entrevista, Alexandre Silveira deixou uma mensagem à população: “Estamos à disposição. A saúde é nossa prioridade e, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no Estado e no país, seguimos trabalhando para melhorar o atendimento. Nosso papel é cobrar, fiscalizar e buscar soluções. Queremos que o nome do Hospital Frei Clemente seja motivo de confiança, e não de temor”.
Fotos: assessoria de imprensa da prefeitura de Barros Cassal
Primeira foto: Alexandre, em reunião com a diretoria do Hospital Frei Clemente
Segunda foto: Novo ginecologista entre Sonia e Alexandre
Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.
Carregando...
Comentários (0)