Vereadores Daniela e Maurinho pedem retorno da data oficial de aniversário de Barros Cassal. Prefeito sanciona!
Em um gesto de união bipartidária, os vereadores Daniela Rodrigues - MDB e Maurinho da Silveira - PP, anunciaram a aprovação de uma indicação conjunta que visa resgatar a data original de aniversário do Município de Barros Cassal. A proposta, foi sancionada pela Administração Municipal, formalizada por meio do Decreto nº 74, de 11 de setembro de 2025, assinado pelo prefeito Joviano Zago.
O documento restabelece a comemoração oficial em 5 de novembro, data histórica que havia sido alterada em anos anteriores. A indicação apresentada em conjunto, pelos dois parlamentares, destaca o aniversário do município como um marco de identidade local, atendendo a um antigo pleito da população e, especialmente, do comércio.
O vereador Maurinho falou na Câmara de Vereadores no dia 15 de setembro de 2025, que a indicação foi feita em conjunto, pedindo que o aniversário de Barros Cassal seja comemorado na data original, que foi acolhida pela Administração".
"Fico feliz e acredito que a população e o comércio também. É uma forma de resgate da data e do nome do nosso município", declarou Daniela Rodrigues durante a sessão da Câmara de Vereadores.
Maurinho da Silveira, reforçou ainda o impacto positivo da decisão e agradeceu publicamente à administração municipal pelo deferimento do pedido. "Agradeço à administração municipal por ter deferido o nosso pedido de proposição. Que o dia do município volte à data original, que é a identidade, e um pedido do comércio que voltasse a ser comemorado na data oficial. Isso mostra a força dos vereadores: por sermos adversários em questões políticas, mas na questão de melhorias comuns, trabalhamos juntos. Agradeço à vereadora pela parceria e que possamos fazer outras mais com todos os vereadores, que venham somar ao município", enfatizou o vereador.
O decreto, publicado no dia 5 de setembro de 2025, considera os argumentos dos vereadores, como o aniversário do município e a necessidade de haver prejuízos aos contribuintes e órgãos públicos municipais. Ele altera o Decreto nº 1º, de 5 de novembro de 2025 – que havia modificado a data de feriado –, e restabelece o dia 5 de novembro, data real do aniversário, como feriado oficial.
Essa iniciativa é vista como um exemplo de colaboração legislativa em Barros Cassal, uma cidade gaúcha com forte tradição comunitária. A volta à data original não só preserva a história local, mas também impulsiona o comércio e as celebrações tradicionais, beneficiando a economia e o turismo.
Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.
Carregando...
Comentários (0)