Barros Cassal realiza o primeiro show de patinação
Nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2025, Vatuzi Kempfer, usou a tribuna livre, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, para falar sobre o grupo Xlise e convidar a comunidade a prestigiar o primeiro show de patinação.
Vatuzi é professora, atual diretora da EMEI Tia Chica, mas nesta oportunidade, representava o grupo de patinação XLise, que realizará o primeiro show, marcado para o dia 8 de novembro, às 19h, no Ginásio de Esporte Ivo Faller. “Convidamos a todos a prestigiar!”.
“Para viabilizar a realização do evento, tudo foi produzido pelo próprio grupo, incluindo copos, lanches, entre outros”. Com carinho, Vatuzi agradeceu aos patrocinadores que apostaram no evento: Prefeitura Municipal Barros Cassal, Câmara de Vereadores, Sicredi, Cresol, Evolução, Valdo Tour e Buque Adega e Tabacaria. "Essas empresas acreditam no nosso evento, estão apostando no futuro das crianças, tirando-as de coisas ruins como a gente vê hoje”.
Representando mais de vinte patinadoras, entre três e quinze anos, ela destacou o impacto transformador da patinação na rotina das crianças. "A patinação é um esporte que une arte, disciplina e superação. Cada apresentação carrega uma história de sonho sobre rodas. “O grupo Xlise, originário de Barros Cassal e apoiado pelo consolidado Clube Xlise de Santa Cruz do Sul, treina semanalmente aos sábados, das 9h às 11h, no Ginásio de Esporte Ivo Faller. "Nossos treinos acontecem com muita alegria e comprometimento, tanto pelas crianças quanto pelos pais. A gente tira esse tempo no sábado de manhã para levar elas até lá", relatou Vatuzi, enfatizando o orgulho das famílias.
Ela se emocionou ao contrastar o presente com o passado: "Na nossa época, a gente não tinha isso. Para mim, para nós, o grupo é um privilégio. Barro do Cassal está tendo isso, proporcionando à comunidade. Esperamos que seja um projeto maior, onde crianças carentes possam participar, porque não é um esporte barato envolve patins, roupas, entre outros”.
Como educadora, ela vê na patinação uma âncora contra os desafios do mundo atual: "Me preocupo muito com onde a minha filha está indo, o que está aprendendo, se vai ter uma boa disciplina. E na patinação é muito forte a dedicação, concentração e compromisso”.
Vatuzi respondeu a questionamento do vereador Alexandre, sobre quem pode participar: "Pode participar a população toda, tanto meninas, quanto meninos. Em outros lugares, como Vale do Sol e Santa Cruz do Sul, tem meninos lindos patinando. A idade é de três anos para cima, porque não pode ser muito pequenininho, por causa dos patins e das quedas”.
Para ingressar, basta comparecer aos treinos aos sábados ou fazer uma aula experimental com o professor Maurício, de Santa Cruz do Sul.
Sobre incentivos, o grupo ainda opera de forma particular, arcando com custos via pais e arrecadações, mas conta com o ginásio cedido pela Prefeitura e suporte logístico, como ônibus para apresentações externas.
Na contextualização, os representantes da Câmara de Vereadores, citaram novidades promissoras, de que na semana anterior, a Câmara aprovou a criação da Secretaria do Esporte do município, abrindo caminhos para projetos formais. O vereador Alexandre, que ajudou a fundar da Escolinha de Futebol local ofereceu ajuda imediata: "Eu fico à disposição para ajudar a formalizar o CNPJ e toda a burocracia”. E lembrou que através do secretário e de um projeto, o município pode direcionar recursos.
Por fim, os vereadores parabenizaram Vatuzi e as mães: “É para eles que nós vivemos. Daqui a pouco, tem alguém de Barros Cassal representando, como no futebol já temos o Jovani Guissoni, levando nosso nome para fora”, destacaram.
Finalizou: "As aulas são muito legais, as crianças se encantam. Venham fazer uma aula experimental, se gostarem, continuem”.
Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.
Carregando...
Comentários (0)