Vale do Sol realiza experimento de produção com a Pimenta Rosa
A Secretaria Municipal de Agricultura de Vale do Sol realiza trabalho de pesquisa sobre a Pimenta Rosa, que é produzida a partir da aroeira mansa O Brasil exporta para a Europa e Oriente Médio.
A produção de pimenta rosa pode ser uma excelente alternativa de geração de emprego e renda para a agricultura familiar, com potencial inclusive para impulsionar o beneficiamento no próprio município. Dessa forma, a Secretaria selecionou 10 agricultores que tem área para plantar aproximadamente 10 plantas, para pesquisa técnica de desenvolvimento e produção.
A pimenta rosa é uma árvore de pequeno porte nativo, adaptável a diferentes condições climáticas e do solo. A planta floresce de janeiro a abril, a colheita ocorre entre maio e junho, quando os frutos estão maduros e avermelhados.
A produção da pimenta rosa representa uma alternativa viável para a diversificação agrícola e geração de renda, com investimento em pesquisa, manejo adequado e valorização do produto, a cultura tem potencial para se expandir e conquistar mercados.
A pimenta-rosa é valorizada por sua qualidade e sabor único, sendo utilizada em diversas preparações culinárias e também na indústria de cosméticos.
Benefícios da pimenta rosa, anti-inflamatória, propriedades antioxidantes, efeito antimicrobiano e antifúngico, melhora na digestão, propriedades cicatrizantes, diurético.
Segundo o técnico agrícola Mauro Mueller já estão algum tempo na produção de alimentos não convencionais, através de algumas pesquisas para ver o que se encontrava na região, viram da pimenta rosa, que é através da aroeira. Ela pode ser usada em drinks, na culinária. A produção dela também beneficia a produção de mel das abelhas, podendo ser usado como uma planta ornamental.
Conforme Mauro, no Brasil, quem mais produz é o Espírito Santo, através dessas pesquisas surgiu à ideia em trazer para o município, onde será analisado o cultivo, a poda, adubação, o desenvolvimento e a colheita.
"No primeiro momento foram selecionados 10 agricultores, mas com o tempo podemos pensar na possibilidade da venda e fazer uma renda extra. Também pensando no turismo rural, tendo a pimenta rosa em seus espaços, podendo inclusive, estarem dando de lembrança ou até mesmo oferecendo em pratos doces e salgados, um atrativo a mais para o turismo".
Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.
Carregando...
Comentários (0)