2º Ano de Mãe Gaúcha em Barros Cassal
Aline Ortiz, primeira dama e secretária da Assistência Social do município de Barros Cassal, explicou como está funcionando a segunda etapa do Programa Mãe Gaúcha.
O programa é voltado especialmente para mamães que, muitas vezes, não têm condições de adquirir todos os itens básicos necessários para a chegada do bebê, beneficiando principalmente mães solo, mães mais jovens e famílias de baixa renda. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado tem como objetivo garantir dignidade, acolhimento e melhores condições de cuidado para a mãe e o bebê, contribuindo para uma gestação mais segura e um início de vida mais saudável para a criança.
O kit entregue às gestantes vem em uma bolsa ampla e contém: 1 cobertor, 1 toalha de banho com capuz, 1 casaquinho de moletom, 2 macacões longos, 2 macacões curtos, 2 bodies, 2 culotes, 4 pares de meias, 1 bolsa maternidade, 2 pacotes de fraldas descartáveis tamanho P, 2 pacotes de fraldas tamanho M, 1 trocador portátil, 3 pacotes de absorventes femininos, 1 banheira e 1 pacote de fraldas de pano.
Aline destacou a emoção ao ver a felicidade e o brilho nos olhos das mães no momento em que recebem o kit. Para ela, é reconfortante saber que agora essas mulheres contam com uma “malinha pronta” para ir ao hospital, além de diversos produtos essenciais, reduzindo preocupações imediatas no período pós-parto. Um detalhe que tocou especialmente seu coração foi a inclusão do absorvente pós-parto, demonstrando a sensibilidade do Governo do Estado em cuidar não apenas do bebê, mas também da mãe, que retorna para casa em um momento de maior vulnerabilidade.
A secretária também se disse emocionada ao relembrar as fotos das crianças que utilizaram as roupinhas entregues na edição anterior do programa, ressaltando o quanto essa ação faz diferença de forma positiva na vida das famílias beneficiadas.
Para participar do Programa Mãe Gaúcha, é necessário que a gestante esteja com 28 semanas ou mais de gestação, encontre-se em situação de vulnerabilidade social, possua Cadastro Único (CadÚnico) ativo, seja beneficiária do Bolsa Família ou esteja aguardando deferimento, esteja com o pré-natal em dia e resida em município aderido ao programa. As gestantes que se enquadrarem nesses critérios devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social para orientações e encaminhamentos.
Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.
Carregando...
Comentários (0)