• 06 de Setembro de de 2025
  • 22:45
  • 29.C
Image cover

Alunos da Maurício Cardoso entrevistam Emancipacionistas de Herveiras - 30 Anos de História e Conquistas!

Alunos da Maurício Cardoso entrevistam Emancipacionistas de Herveiras - 30 Anos de História e Conquistas!

Alunos da Maurício Cardoso entrevistam Emancipacionistas de Herveiras - 30 Anos de História e Conquistas!
Na manhã de 14 de agosto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso recebeu membros da Comissão Emancipacionista de Herveiras para uma entrevista especial com os alunos dos anos finais. Em celebração aos 30 anos de emancipação do município, Coraldino Calmes da Silveira, Sirlei Battisti e Valdir Palhano de Siqueira compartilharam as memórias e os desafios que moldaram a cidade.
A conversa, carregada de nostalgia e emoção, resgatou o tempo em que Herveiras ainda era um distrito e detalhou o árduo processo para se tornar um município. Os membros da comissão relataram a persistência e dedicação de um povo que uniu forças para conquistar a autonomia.
O projeto é coordenado pela professora Aline Voese, em parceria com as demais professoras dos anos finais Lidiane Padilha Goeritz, Caroline Greiner, Marlon de Menezes, Elisângela de Andrade, Elisete Regina Groff, Inês Bender, Lia Staats, com apoio total da direção da escola,  através das diretoras Fernanda Machado e Valéria Muller.
Histórias que marcaram os alunos
Os alunos se surpreenderam ao saber das dificuldades do passado, como a falta de água nas escolas, a precariedade da merenda escolar e a escassez de professores. O primeiro posto de saúde, por exemplo, contava com apenas uma técnica de enfermagem e a visita semanal de um médico.
Outro ponto que chamou a atenção foi o esforço da comunidade na construção de infraestrutura: as estradas eram feitas de forma manual, e o transporte de fumo era realizado em carroças. Os membros da comissão também trouxeram à tona a complexa questão da demarcação de área, que contou com o auxílio do Exército para definir as divisas, e a necessidade de comprovar que Herveiras tinha condições de “sobreviver” como município, atendendo a critérios como número mínimo de eleitores e estruturas básicas de saúde, lazer, educação e segurança.
O ponto alto da celebração foi o plebiscito de 10 de outubro de 1995, onde a aprovação de 86% dos eleitores garantiu a emancipação e o início de uma nova era para a cidade.
________________________________________
Mensagem para o Futuro
Ao final da entrevista, os membros da comissão deixaram uma mensagem inspiradora para os jovens que acreditem em seus sonhos, que persistam nos estudos e valorizem a história de Herveiras. Eles também incentivaram os alunos a terem orgulho de suas origens, que sejam cidadãos participativos em suas comunidades e que continuem escrevendo a trajetória de sucesso do município.

Sofia

 

Sofia

Comentários (0)

Deixe um Comentário

Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.

Loading

Carregando...