• 06 de Setembro de de 2025
  • 22:45
  • 29.C
Image cover

Literatura Infantil

Literatura Infantil

Artigo de Caroline de Oliveira Flores


Literatura Infantil

Por Caroline de Oliveira Flores

Cursando Pedagogia na UNIFAEL

A literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, especialmente na educação infantil. Esse período é crucial para a formação de habilidades cognitivas, sociais e emocionais e a literatura se apresenta como uma ferramenta poderosa para estimular esses aspectos.

Primeiramente, a literatura enriquece o vocabulário e a linguagem das crianças, ao ouvir histórias lidas em voz alta, ou a explorar livros ilustrados, os pequenos são expostos a novas palavras e estruturas linguísticas, essa exposição é essencial para o desenvolvimento da comunicação, permitindo que as crianças expressem seus pensamentos e sentimentos de maneira mais clara e objetiva.

Além disso,  as narrativas literárias incentivam a imaginação e criatividade, as historias transportam as crianças para mundos diferentes onde elas podem vivenciar aventuras emocionantes e conhecer personagens diversos.

Essa experiência não apenas entretém, mas também estimula o pensamento critico e a capacidade de resolver problemas ao encorajar as crianças ao refletirem sobre as situações apresentadas nas histórias.

Por fim a leitura na infância estabelece uma base solida para o aprendizado futuro, crianças que tem acesso a literatura desde cedo tendem a ter melhor desempenho escolar, pois desenvolvem habilidades de concentração e disciplina, pois a pratica da leitura instiga o gosto pelo aprendizado, tornando-se um habito que acompanhara os indivíduos ao longo de suas vidas.

Em suma, a literatura é um componente vital na educação infantil e na vida de nossas crianças, ela não apenas contribui para o desenvolvimento linguístico das crianças mas também enriquece sua imaginação, ensina valores essenciais e prepara o terreno para um aprendizado continuo, portanto é imprescindível que educadores e pais incentivem o contato das crianças com os livros desde os primeiros anos de vida.

Referencias bibliográficas:

Candau, Vera Lucia. Literatura Infantil: A formação do leitor. São Paulo Cortez, 2007.

Kramer,D. a Literatura Infantil na Educação Teoria e Prática . São Paulo Ática, 2009.

 

 

Dane Reis

 

Dane Reis

Jornalista

Comentários (0)

Deixe um Comentário

Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.

Loading

Carregando...