• 06 de Dezembro de de 2025
  • 18:04
  • 29.C
Image cover

Leitora de Barros Cassal se emociona com a história de Isis

Leitora de Barros Cassal se emociona com a história de Isis

Leitora de Barros Cassal se emociona com a história de Isis
A história da pequena Isis, publicada pelo Jornal Serrano, emocionou profundamente a leitora Vanessa Moraes Lira Kiesel, de 31 anos, moradora do interior de Barros Cassal. Ao ver a reportagem, ela se identificou com a menina e com seu sorriso inspirador. “Tenho a mesma deficiência e me emocionei muito ao ver o brilho no olhar dela. Desejo que ela cresça forte, determinada e corajosa”, contou.
Ambas nasceram com mielomeningocele, uma má formação do tubo neural que ocorre ainda na gestação e afeta a coluna vertebral. 
A moradora relembra sua própria trajetória desde o nascimento. Seus pais descobriram a deficiência logo que ela veio ao mundo e se dedicaram integralmente a buscar os melhores tratamentos disponíveis. Vanessa passou por diversas cirurgias e períodos de internação em Porto Alegre, além de acompanhamento com fisioterapeutas em sua cidade. “Graças a Deus e à dedicação dos meus pais, encontramos anjos que nos ajudaram, e assim pude realizar meu tratamento. Hoje ando de muletas, mas, no dia a dia, prefiro usar a cadeira de rodas, que torna tudo mais prático”, relatou.
Um dos momentos mais marcantes de sua vida foi quando conseguiu dar os primeiros passos com muletas, aos seis anos. “No dia seguinte, acordei e nem acreditei que era verdade. Nunca me esqueci. Desde o início, o que me motiva é minha família e meu marido, que é um homem maravilhoso e sempre está ao meu lado. Juntos, não vemos dificuldade em nada”, disse com gratidão.
Vanessa também deixou uma mensagem de incentivo para outras pessoas com deficiência. “Saiba que você não é diferente, você é especial e capaz de tudo. Não existem limitações, apenas formas diferentes de fazer as coisas. Todos somos capazes, cada um do seu jeito”.
Por fim, ela faz um apelo por mais espaços de inclusão e acessibilidade na sociedade. “Falta lugares com atividades, esportes e incentivos para pessoas com deficiência e seus familiares. Quando eu era criança, existia o Caneps, um espaço com alfabetização, artesanato e dança. Hoje não sei se ainda há algo parecido. Seria um sonho ver um local assim novamente, com aparelhos ortopédicos disponíveis aqui mesmo, sem precisar ir a outras cidades”, afirmou.
Aproveitou para deixar um pedido aos leitores
“Ajudem a Isis, pois esse tratamento é a realização de um grande sonho. Não existe sonho maior do que ter autonomia para realizar as tarefas simples do dia a dia. Com um pequeno valor, podemos fazer uma grande diferença. Quando se faz o bem, Deus retribui em dobro”, destacou.
Como ajudar a Isis?
Doações pelas chaves pix:  5749952@vakinha.com.br
 CPF: 990.799.410-34 Contato: @micheleraquelmorsch
“Temos tantas coisas boas em nossa sociedade, que tal darmos esse passo importante por mais inclusão, com mais rampas e acessibilidade? Ainda temos muito a conquistar!”, finalizou Vanessa.

 

Sofia

 

Sofia

Comentários (0)

Deixe um Comentário

Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.

Loading

Carregando...