• 18 de Agosto de de 2025
  • 23:51
  • 29.C
Image cover

Devido ataques em escolas, mãe se mobiliza, pedindo reforço na segurança nas escolas do município

Devido ataques em escolas, mãe se mobiliza, pedindo reforço na segurança nas escolas do município

Devido ataques em escolas, mãe se mobiliza, pedindo reforço na segurança nas escolas do município
Com o ataque de um adolescente a uma escola no município de Estação, aqui no RS, que resultou na morte de um garotinho e outros feridos, população em geral, em especial pais de alunos ficam chocados e temerosos. Este e outros acontecimentos dilaceram famílias, escolas e a sociedade como um todo, alertando para que haja mais segurança nas escolas, uma vez que não tem como saber quais alunos, podem, a algum momento, resolver atacar uma escola. 
Jaqueline de Matos - Jaque, mãe de aluno da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Chica, está circulando com um abaixo-assinado entre as escolas com o objetivo de cobrar medidas concretas para a proteção dos alunos e profissionais da educação. “A motivação principal, foi um recente ataque ocorrido em uma escola do município de Estação, no norte do Estado. É uma cidade pequena, como a nossa, com cerca de 5,5 mil habitantes. Lá, o autor do ataque entrou porque era conhecido. Isso mostra que não é só em cidade grande que essas brutalidades acontecem. Precisamos agir para prevenir”, declarou.
Segundo Jaque, a mobilização já conta com o apoio de outros pais e da direção de algumas escolas. “Conversei com vários pais e todos demonstraram a mesma preocupação. Enviei o abaixo-assinado para os diretores e eles aderiram à ideia, inclusive se motivaram a coletar assinaturas também. Eles pedem por mais segurança nas escolas”, relatou Jaqueline.
Embora ainda não tenha havido uma reunião formal entre os responsáveis e a direção das escolas, os diálogos informais e via aplicativos de mensagens já mostraram que o tema é urgente. “O apoio é unânime”, afirmou.
Entre as principais medidas solicitadas estão: 
Presença contínua de guardas nas escolas, atuando dentro da instituição e nos portões, controlando o acesso de pessoas externas;
Instalação de câmeras de segurança em áreas estratégicas, especialmente nas entradas;
Contratação de guardas treinados e de confiança;
Rondas policiais mais frequentes nas proximidades das escolas;
Criação de canais sigilosos de denúncia para que alunos e pais possam relatar situações de risco;
Implementação de programas de combate à violência e ao bullying.
Q
uestionada sobre o andamento do abaixo-assinado, ela explicou que o número total de assinaturas ainda não foi contabilizado. “Tem escolinhas que vão coletar as assinaturas durante a semana. 
Depois vamos entregar o documento ao secretário de Educação, junto com todas as assinaturas”.
Ela também destacou que o apoio das autoridades será essencial. “Gostaria de pedir o apoio de todos os pais, professores, diretores, funcionários das escolas, do secretário de Educação e dos vereadores. Não queremos que algo de ruim aconteça com nossas crianças nem com os educadores. Precisamos garantir um ambiente seguro para todos”.
O documento, intitulado 'Abaixo-Assinado Segurança nas Escolas Municipais de Barros Cassal', reforça essa reivindicação coletiva e está sendo encaminhado por meio do Círculo de Pais e Mestres da EMEI Tia Chica, localizada na Rua João Neves, nº 435, no centro da cidade.

Apollo Quetzal

 

Apollo Quetzal

Comentários (0)

Deixe um Comentário

Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.

Loading

Carregando...