• 14 de Outubro de de 2025
  • 06:56
  • 29.C
Image cover

Barros Cassal celebra 62 anos com caminhada cívica que exalta raízes e união

Barros Cassal celebra 62 anos com caminhada cívica que exalta raízes e união

Barros Cassal celebra 62 anos com caminhada cívica que exalta raízes e união
Evento integrou homenagens a Dom Pedro II, tradição gaúcha e a diversidade cultural do município.
Em uma celebração realizada no dia 10 de setembro de 2025,vibrante e emocionante, a cidade de Barros Cassal comemorou seus 62 anos de emancipação com a tradicional Caminhada Cívica, realizada durante a Semana da Pátria. Sob o tema “Barros Cassal: Um Município de Muitas Raízes… Um Só Povo”, o evento reuniu escolas, entidades e a comunidade na Avenida Maurício Cardoso, reforçando o orgulho cívico, a diversidade cultural e o compromisso com um futuro unido.
A caminhada, que integrou as celebrações nacionais do Bicentenário de Dom Pedro II e o tema estadual do Grêmio Náutico União, destacou a riqueza histórica e cultural do município. 
Apresentações cuidadosamente preparadas, mesmo com pouco tempo, encantaram o público, com destaque para a Banda Marcial do Instituto Estadual de Educação Castro Alves, regida pelo professor Nena, que emocionou com um repertório cívico e demonstrou anos de dedicação e disciplina.
Escolas celebram a diversidade cultural
As escolas municipais e estaduais de Barros Cassal desfilaram com mensagens que enalteceram as múltiplas raízes que formam a identidade do município e do Brasil. Cada instituição trouxe uma representação única, reforçando a importância da história e da diversidade:
EMEI Mônica (povos indígenas): “Os povos indígenas são a raiz da nossa pátria, eles mantêm viva a história do Brasil. Respeitar os povos indígenas é reconhecer a força e a diversidade do nosso povo.”
EMEI Carinha de Anjo (colonizadores portugueses): “Os colonizadores portugueses iniciaram nossa história e deixaram como legado a língua, a cultura e as raízes que nos formam como nação.”
EMEI Beija Flor (cultura espanhola): “A cultura espanhola vive no coração gaúcho.”
EMEI Tia Chica (italianos): “No coração da arte, a Itália transforma sonhos em realidade.”
EMEF João Pedro Dias (cultura alemã): “Neste momento especial, celebramos o amor ao nosso país cultivando valores como cidadania, união e esperança, em um futuro melhor.”
EMEF Gonçalves Dias (cultura africana): “A cultura africana é um grande tesouro para a humanidade, da savana com sua força e diversidade contam histórias que atravessam o tempo.”
EMEF Aristides Lobo (cultura gaúcha): “A tradição gaúcha é raiz viva em Barros Cassal.”
EMEF Engenheiro Álvaro Leitão (agricultura): “O início da agricultura marcou o começo da vida em comunidade.”
EMEF São Francisco (Brasil rico): “Convivemos com respeito e liberdade.”
EMEF Duque de Caxias: “Somos a geração que carrega em si todas as raízes deste povo.”
EEEF Orvalino Saldanha: A aluna Mariani da Rosa declamou o poema “Esse é o meu lugar!”, de autoria da professora Carla Jandrey de Lima.
Instituto Estadual de Educação Castro Alves: “O dia de hoje também nos convida a refletir sobre a importância de cada gesto no presente para a construção do amanhã"
EEEF Antônio Cenci: “O modo eficaz de sermos úteis à pátria é educando nossos filhos; Sete de Setembro, que possamos pensar em liberdade não como o direito de fazer o que quisermos.”
Além das escolas, desfilaram instituições como o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), o Centro de Tradições Gaúchas Filastro Brum, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Escolinha de Futebol de Barros Cassal e a Patinação Xlise Barros Cassal, evidenciando a força e a união da comunidade.
Apresentação das candidatas a soberanas
Um momento especial da Caminhada Cívica foi a apresentação oficial das novas candidatas a soberanas de Barros Cassal, que fizeram sua estreia perante o público: Betina Bavaresco, Camilli Cesta Quevedo, Caroline L. Greiner, Isabelly F. dos Santos, Joice F. Borges, Lauren B. dos Santos, Leila N. Ferreira, Maria Eduarda Batista, Tábata P. da Silva e Thaynara M. de Oliveira. A participação das jovens reforçou o espírito de renovação e representatividade da comunidade barros-cassalense.
Pronunciamentos das autoridades
As autoridades locais destacaram a importância do evento e o compromisso com a história e o futuro de Barros Cassal.
Secretário de Educação, Gleoberto Possamai: “Quero saudar a comunidade e todas as autoridades, professores, estudantes e entidades presentes nesta Caminhada Cívica de 2025. É com grande orgulho que celebramos a união e o amor à pátria durante a Semana da Pátria. Parabenizo todas as escolas, entidades e grupos que, em pouco tempo, prepararam apresentações que enriqueceram este ato cívico, reforçando o tema da unidade do município. Agradeço especialmente à Banda Marcial do IEE Castro Alves, regida pelo professor Nena, por sua dedicação anual e por transmitir disciplina aos jovens, e ao Sicredi, pelo constante apoio à educação local. As atividades da programação, como o hasteamento de bandeiras, culminam neste 7 de setembro, um momento de civismo, democracia e esperança. Que esta caminhada seja lembrada como um gesto coletivo de respeito à pátria e que fortaleça o compromisso de todos com o futuro de Barros Cassal. Agradeço a presença e o empenho de cada participante.”
Presidente do Legislativo, Aparecida Neves: “Cumprimento as autoridades, escolas, candidatas e toda a comunidade presente neste evento. A Caminhada Cívica reflete a esperança que depositamos em nossos alunos, a alegria da banda municipal e a dedicação de professores e entidades durante os desfiles na Avenida Maurício Cardoso. As apresentações culturais de jovens como Luna Mariana e Pietro são exemplos da nossa identidade local. Ressalto a importância da união e da luta por dias melhores para Barros Cassal. Desejo um bom retorno a todos e reforço nosso compromisso com a comunidade e o país.”
Prefeito Joviano Zago: “Saúdo as autoridades e toda a população de Barros Cassal presente neste desfile cívico. Agradeço a todas as escolas e entidades pelo empenho na preparação deste evento, que representa os povos originários e os diversos segmentos que contribuíram para a construção do nosso país. A Semana da Pátria é uma fonte de inspiração histórica para lutarmos por dias melhores. Reconheço especialmente o trabalho de diretores, professores e da Banda Marcial do Castro Alves, sob a regência do professor Nena e sua equipe, pela dedicação e disciplina ao longo dos anos.”
Encerramento com emoção
A cerimônia foi encerrada com o prefeito Joviano Zago apagando a chama da pátria, seguida pelo canto do Hino Nacional, que ecoou como um símbolo de união e patriotismo. A Caminhada Cívica de 2025 foi mais do que um desfile: foi um convite à reflexão sobre as raízes que formam Barros Cassal e a força de sua comunidade. 
Como resumiu a organização: “Somos muitas raízes… Um só povo”.

Sofia

 

Sofia

Comentários (0)

Deixe um Comentário

Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.

Loading

Carregando...