2ª Edição da Feira do Livro de Barros Cassal celebra a leitura e a transformação
No dia 3 de outubro de 2025, o Salão Paroquial de Barros Cassal foi palco da 2ª Edição da Feira do Livro, um evento que reuniu escolas, comunidade e autoridades sob o tema “Ler, contar e encantar para transformar”. Com atividades das 8h30 às 22h, a feira celebrou os 62 anos do município e o poder transformador da leitura, da imaginação e da palavra, conforme destacou o cerimonialista André Nunes de Carvalho.
Abertura e apresentações
A abertura do evento foi marcada por apresentações culturais vibrantes. O músico Leonardo Moresqui encantou o público, seguido pelo grupo “As Gurias” com a canção “Livros são nossos amigos”. A programação incluiu brincadeiras, teatro com o Grupo Cia Espícula e uma apresentação da EMEF Aristides Lobos, com o tema “Do Lado de Cá”, que emocionou os presentes.
Autoridades enaltecem o papel da leitura na formação cidadã
As falas das autoridades presentes ecoaram a importância da feira como um espaço de inclusão e desenvolvimento.
Representando o prefeito, a secretária de Assistência Social, Aline Ortiz, emocionou o público ao comparar o livro a uma “janela para o mundo”. “O livro é uma janela porque a gente consegue caminhar, ir a qualquer lugar do mundo, até em outra dimensão.
Vocês vão amar essa sensação boa de ler”, disse ela, relembrando sua infância dedicada às feiras de livros. Ortiz incentivou os presentes, especialmente as crianças: “Leiam os livros, vejam as figuras, absorvam tudo o que um livro pode oferecer”.
A presidente da Câmara de Vereadores, Aparecida Neves, parabenizou os professores pela apresentação impecável das crianças que cantaram o Hino Nacional. “Esse dia é muito especial, com a segunda edição da Feira do Livro em Barros Cassal. Parabéns aos organizadores e à importância dos livros na vida de todos”, afirmou, enfatizando o papel da educação na formação de cidadãos conscientes.
O secretário de Administração, Neri Guterres dos Santos, celebrou o empenho da administração municipal: “Barros Cassal está de parabéns com essa segunda edição. Agradeço a todos os presentes e à administração por eventos como esse, tão importantes em um mundo digital. Parabéns a todos os envolvidos; deixo meu abraço para cada um”.
Já o secretário Municipal de Educação, Gleoberto Possamai, destacou o evento como um “espaço de celebração do livro como meio de transformação”. Ele elogiou os trabalhos das escolas locais: “Vemos aqui os frutos dos esforços de nossos educadores. Deus abençoe cada um que se empenhou para que isso fosse possível hoje”.
Outras presenças notáveis incluíram a coordenadora de Cultura e Turismo, Cinara Francisca Nunes da Rosa, que ajudou a coordenar as atividades culturais.
Patrono da Feira: Ruben de Oliveira
O patrono da 2ª Feira do Livro, Ruben de Oliveira, é uma figura de destaque na cultura gaúcha. Com 47 anos de atuação no serviço público, Oliveira é professor, formado em Artes Cênicas pelo Conservatório de Belas Artes, e acumula vasta experiência como diretor de teatro. Atuou como secretário de Cultura do Estado em 1978, secretário de Cultura de Arvorezinha por 17 anos, conselheiro estadual de Cultura por quatro mandatos e diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas. Foi administrador judicial do Natal Luz de Gramado, dirigiu o espetáculo Paixão de Cristo em diversos municípios e, em 2022, avaliou um recorde de 878 projetos culturais. Atualmente, é fundador e presidente do Codic (Conselho de Dirigentes Culturais).
Escritora Homenageada: Márcia Funke Dieter
A escritora Márcia Funke Dieter, natural de Santo Ângelo e residente em Ivoti/RS, foi uma das grandes atrações. Professora, contadora de histórias e produtora editorial, Márcia é doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre na mesma área, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e em Cultura e Literatura, além de possuir pós-graduação em Artes Visuais e licenciatura em Letras e Literatura. Com mais de 25 anos de atuação na educação, é autora de 19 obras infantojuvenis e participa de sete antologias no Brasil e em Portugal. Membro da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), Márcia já foi patrona de 15 feiras do livro municipais e é reconhecida por suas oficinas e palestras sobre leitura, contação de histórias e escrita criativa. Como produtora do Ateliê de Histórias Editora, colabora na criação de livros para o público infantil e juvenil.
Impacto na comunidade
A 2ª Feira do Livro de Barros Cassal reforçou o compromisso do município com a cultura e a educação, promovendo o acesso à leitura e incentivando a imaginação. O evento, que reuniu gerações em torno do livro, foi um marco para a comunidade, destacando o papel da leitura como ferramenta de transformação social e cultural.
Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.
Carregando...
Comentários (0)